quinta-feira, 10 de outubro de 2019

10 MITOS E VERDADES SOBRE SONO DO BEBE - COM EBOOK GRÁTIS







10 mitos e verdades sobre sono do bebê com dicas para facilitar a rotina do bebê !



1. NÃO É BOM DORMIR COM A BARRIGA CHEIA: VERDADE

-É desaconselhável colocar a criança para dormir logo após mamar bastante ou ingerir alimentos sólidos. “O peso da comida pode causar mal-estar. Sem contar que há risco de o bebê regurgitar o leite e aspirá-lo”, alerta o pediatra Felipe Lora, do Hospital Infantil Sabará (SP). O ideal é oferecer o jantar cerca de duas horas antes de deitar. À noite, a refeição deve ser composta por alimentos de fácil digestão, como sopas, carnes magras (que são fontes de proteína), verduras e legumes cozidos. Antes de dormir, a criança pode tomar leite, mas sem extrapolar no volume a que está acostumada. Também vale reforçar que, quando o bebê arrota, diminui o risco de regurgitar durante o sono. Pelo mesmo motivo, ele deve mamar com a cabeça elevada em relação ao corpo (com uma inclinação de 30 a 45 graus), e não totalmente deitado


2. TODO BEBÊ APRENDE A DORMIR SOZINHO: MITO

- “Só 10% dos bebês desenvolvem a capacidade de adormecer sozinhos, empregando recursos como se balançar, segurar um paninho ou chupar o dedo. Os demais têm de ser ensinados”, diz a neuropediatra Márcia Pradella, do Hospital Sírio-Libanês (SP).



3. PARA DORMIR BEM, É PRECISO TER ROTINA: VERDADE

- A criança precisa, de fato, de uma rotina estabelecida para conseguir ter uma boa noite de sono. Uma pesquisa recente da Universidade de Saint Joseph (EUA) confirma essa necessidade. Foram estudadas 405 famílias, com filhos de 7 meses a 3 anos. Os resultados mostraram que o simples fato de a criança ir para a cama no mesmo horário todas as noites melhora a continuidade do sono noturno e, consequentemente, contribui com o bom humor das mães.



4. TUDO BEM COCHILAR NA CADEIRINHA DO CARRO OU MUSICAL: VERDADE

Sim, se for para cochilos breves. Porém, para dormir à noite, é importante estar no berço, cujo colchão proporciona as condições ideais para o descanso. Mas, atenção! Uma pesquisa do Children’s Hospital Medical Center (EUA) alerta para uma ameaça preocupante: o uso incorreto da cadeirinha automotiva, fora do carro, é responsável por mortes infantis por asfixia, pois a criança pode se enrolar no cinto. Por isso, mantenha a vigilância constante.



5. CHÁ DE CAMOMILA AJUDA A ACALMAR: VERDADE

-“Primeiro, lembre-se de que crianças neurologicamente saudáveis não necessitam de substâncias para conduzir o sono”, ressalta o neuropediatra Paulo Liberalesso, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Mas é verdade que, assim como outros chás fitoterápicos – erva-doce e jasmim, por exemplo –, o de camomila tem a capacidade de induzir o organismo ao relaxamento. E o melhor é que a planta é rica em substâncias potencialmente benéficas, com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, e pode diminuir a ansiedade. O chá pode ser oferecido em temperatura morna, desde o sexto mês.








6. A CRIANÇA DORMIRÁ A NOITE INTEIRA SE NÃO TIRAR NENHUMA SONECA AO LONGO DO DIA: MITO

-O recém-nascido pode dormir em torno de 16 a 19 horas diárias, distribuídas igualmente entre o dia e a noite. “Com o passar dos meses, o sono se concentra à noite e vai gradativamente diminuindo durante o dia. Por volta dos 6 meses, o bebê dorme em torno de 12 horas diárias, com um sono predominantemente noturno, e tira duas ou três sonecas, com duração média de uma hora cada”, explica Paulo Liberalesso. As sonecas costumam durar até os 3 ou 4 anos, mas variam de uma criança para outra.



7. SE O BEBÊ É ACOSTUMADO A ADORMECER NO COLO, SERÁ DIFÍCIL DORMIR SOZINHO NO BERÇO DEPOIS: VERDADE

-Se os pais sempre embalam o filho no colo, estão ensinando que é dessa forma que se adormece, e, acredite, ele assimilará essa informação. Quando acordar no meio da noite, é possível que chore e fique assustado por não reconhecer onde está. Para evitar noites conturbadas, o ideal é que, desde o início, os pais deixem a criança pegar no sono no próprio berço. “Não há lugar melhor do que o colo da mãe, que confere calor, carinho, proteção. Mas não oferece a melhor posição para o sono. Sem contar que a mãe fica impossibilitada de fazer suas atividades rotineiras. Aconselho que, após mamar, o bebê arrote ainda no colo. Em seguida, é só esperar uns minutos para o leite se acomodar no estômago e ajeitá-lo no berço, ainda acordado. Vale dar a mão, conversar e fazer carinho, transmitindo aconchego”, sugere o pediatra Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR).



8. NÃO TEM PROBLEMA PEGAR NO SONO VENDO TV: MITO


-Adormecer diante da televisão – e outras telas, como tablets e computadores – não é nada benéfico. Quando a criança assiste a um desenho animado ou a um filme muito agitado antes de dormir, ela fica excitada e o relaxamento necessário para o sono é comprometido. A recomendação é evitar as telas uma hora antes de ir para a cama. Um estudo da Universidade de Harvard (EUA), com mais de 1.800 crianças de 6 a 8 anos, descobriu que há uma associação entre mais horas diante da TV e a redução do tempo de sono. Também se concluiu que a presença de televisor no quarto diminui o descanso em até 30 minutos.



9. MÚSICA SUAVE, EM VOLUME BAIXO, AJUDA A PEGAR NO SONO: VERDADE

-Canções suaves, como as clássicas, podem contribuir para o relaxamento se forem reproduzidas em volume baixo. Mas elas devem ser desligadas assim que a criança dormir. Alguns médicos, no entanto, não consideram necessário recorrer a esse tipo de artifício. Fica à escolha da família.




10. CRIANÇA PODE TER INSÔNIA: VERDADE

-Na infância, o problema é mais raro do que em adultos e, normalmente, tem origem comportamental. “Por exemplo, a criança que faz birra para se deitar, não quer se separar dos pais, chora, diz que está com fome ou que tem um fantasma embaixo da cama, está buscando uma forma de adiar o horário de dormir”, explica o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono (SP). Uma pesquisa recente da Norwegian University of Science and Technology (Noruega), envolvendo mil crianças de até 6 anos, também revelou uma associação entre a insônia e problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e TDAH.




 Dica:
★De a janta para seu bebê mais cedo e depois do jantar leia um livro,depois de um banho morno ,hoje no mercado existem vários produtos para o banho com relaxantes para ajudar na hora do sono como a linha- Johnsons baby hora do sono –depois do banho leve o seu bebê pro quarto com uma musica suave e uma luz baixa,tome cuidado também com a temperatura do local nem muito frio nem quente,e faça uma massagem relaxante no seu bebê.★




⚫ O SONO DO BEBÊ:-Um dos segredos para conhecer o seu bebê e também para o ajudar a conciliar o sono, é mergulhando nos seus mistérios. Do mesmo modo que nós adultos temos diferentes formas de dormir, os bebês também apresentam suas particularidades, embora existam características comuns.Se prestar atenção no sono do seu filhinho, você se dará conta que ele tem uma maneira própria de dormir. Não é apenas porque dorme muitas vezes ao dia e nem porque cada sono dura em média três horas, mas sim devido ao que faz ou deixa de fazer enquanto dorme. Os recém-nascidos têm duas fases de sono: o sono profundo e o sono ligeiro.

Fase 1: o sono profundo

No sono profundo, o bebê tem uma respiração regular e profunda. Sua postura na cama é de entrega total, o seu corpinho fica relaxado e, geralmente, tem as mãos abertas, a feição tranquila e sorridente. Despertá-lo nesta fase do sono é altamente incômodo para o bebê, o qual se sente jogado da cama.


Fase 2: o sono ligeiro

A fase do sono ligeiro é muito fácil de reconhecer, pois embora os olhos estejam fechados, se você prestar atenção, vai detectar movimentos rápidos do globo ocular abaixo das pálpebras. Outros sinais de que está nesta fase são as mãos fechadas, a testa franzida, move-se um pouco e sua respiração é irregular. Se precisar acordá-lo que seja quando ele esteja em sono ligeiro, já que o despertar será menos traumático.




Mel de cenoura turbinado